Há bastante tempo minha mãe faz bolo com abobrinha na massa. E sempre faz sucesso! Não sei se por conta de textura, da leveza, da sensação de "caramelo" que ele deixa na boca. Mas, o que importa é que é muito gostoso e saudável.
Lendo a receita original dela, além de muitas outras em blogs e sites de culinária, criei minha versão.
Dessa vez, já pensando em começar o blog, decidi fotografar mais passos da receita. Então acho que ficou bem mais fácil, especialmente para quem não tem experiência.
Rendimento: 16 pedaços médios
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de forno: 60 minutos
Utensílios: Multiprocessador (recomendado) ou ralador comum (para a abobrinha) e amassador de batatas ou liquidificador (para o purê de maçã); Panela grande; Forma redonda de cerca de 18 cm (pode ser de bolo com furo no centro, pode ser de pão, mas para essas o tempo de forno muda consideravelmente); Bacia ou vasilha para misturar os ingredientes; Papel manteiga (altamente recomendável, realmente facilita desenformar);
Ingredientes:
Procure usar, sempre que possível, ingredientes orgânicos.
250g de abobrinhas cruas
400g de maçãs gala ou fuji (cerca de 4 maçãs médias) *maçãs verdes funcionam bem, não use as argentinas, pois não dá ponto*
90 ml (6 cl sopa) de leite morno (usei de vaca desnatado, pode ser de cereais ou oleaginosas para ficar vegano)
10 ml (1 cl sobremesa) de vinagre branco
15ml (1 cl sopa) de óleo vegetal (usei de milho) *não recomendo óleo de coco nessa receita pois ele "rouba" o sabor.
100g de açúcar mascavo (2/3 xícara)
30g de cacau em pó (1/4 xícara)
100g (1 xícara) de farinha de trigo integral
10 ml (1 cl sobremesa) de extrato de baunilha (prefira o natural)
1 cl café de canela
1 cl café de noz moscada moída ou ralada
1 cl chá de bicarbonato de sódio
1/2 cl sopa de fermento em pó químico
1 pitada de sal
Modo de fazer:
Lave as maçãs, caso não sejam orgânicas, descasque-as. Cozinhe em uma panela grande, somente com água, até ficarem macias.
Processe ou amasse bem, até formar um purê. Deixe esfriando.
Ligue o forno para pré-aquecer a cerca de 180-200 graus.
Rale ou processe as abobrinhas.
Misture os ingredientes secos. Não é necessário peneirar.
Em outro recipiente, misture o restante dos ingredientes. O purê de maçã pode estar morno. Acrescente as abobrinhas raladas e incorpore.
Junte as duas até ficarem bem misturadas.
Forre uma forma redonda ou de pão com papel manteiga. Caso opte por usar forma de bolo com furo no centro, unte e polvilhe com farinha de trigo.
Coloque a massa para assar no forno pré-aquecido.
Aqui um detalhe do tamanho da forma que eu utilizo.
Esse bolo leva cerca de 1 hora para assar, na forma redonda. Um pouco menos na com furo central e uns 10 minutos a mais na de pão. Aqui não vale a regra do "palito" para saber se está assado. Quando começar o gostoso cheiro de caramelo ("culpa do mascavo"), dê uma olhada. Estará pronto quando você não perceber o bolo não balança dentro da forma quando balançado. Outro sinal é não perceber mais a abobrinha, pois ela estará bem incorporada.
Desenforme morno, levantando cuidadosamente o papel manteiga. A textura desse bolo lembra bastante um pudim de pão e o gosto é BEM doce.
Pretendo testar com menor quantidade de açúcar, e acho que perderia muito do sabor se usasse sucralose, pois o "tom" caramelado faz toda a diferença.
Segue abaixo a tabela nutricional aproximada para cada 1/16 desse bolo. Note que, mesmo usando açúcar, continua um lanche saudável e de baixo valor calórico. Por ser rico em carboidratos complexos, se torna uma excelente opção para o lanche pré-treino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário