segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Torta de Maçã


Torta de maçã pode ser considerada "minha perdição". Eu simplesmente NÃO RESISTO...
E, geralmente, isso significa me empanturrar de gorduras, farinha branca, açúcar refinado... Fora a "dor na consciência", que nem sempre ocorre, gera azia, sensação de "barriga pesada"... Enfim, acabo SEMPRE me arrependendo e dizendo que vai ser a ultima vez.
Mas, a vida é feita de pequenos prazeres e uma boa e deliciosa torta de maçã PRECISA existir de vez em quando.
Com essa vontade enorme de comer e não me sentir mal depois, inventei essa torta. Ela contém açúcar, e acho que não daria certo com adoçante culinário, mas não vai manteiga e mesmo assim fica com a massa bem úmida.
Tenho visto varias receitas feitas na frigideira, ou numa forma redonda, no forno. Particularmente, acho uma gracinha :) . Como recentemente compramos essa frigideira de ferro, fiquei pensando numa boa receita para estreá-la no forno.
E aqui vai!

Rendimento: 16 pedaços
Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Forno: 70 minutos
Utensílios Utilizados: Frigideira com cabo forneável ou forma redonda de aproximadamente 40cm de diâmetro.

Ingredientes:

500g de maçãs lavadas e sem os caroços (uso gala, que é minha preferida)

200g de açúcar (uso demerara orgânico, imagino que usar cristal deva ter o mesmo efeito)
100g (6 cl de sopa) de aveia em flocos grossos
90g (4 cl de sopa cheias) de farinha de rosca (usei comprada pronta, mas deve ficar delicioso com a caseira)
suco de 1 limão

o melhor auxiliar do mundo
200ml de suco de laranja


1/2 cl de sopa de canela em pó (opcional)
Óleo vegetal para untar a frigideira/forma

Modo de fazer:

Corte as maçãs em lascas de cerca de 3 mm de espessura e misture-as bem com o suco do limão para não escurecerem.


Unte a frigideira/forma com óleo - camada realmente fina, cerca de 1/2 cl de sopa (idealmente, se você tiver, use o "pam spray" pois acaba sendo muito menos gordura).

http://www.linesuplementos.com.br/images/header_productsmain.jpg
Misture a aveia, farinha e açúcar, formando uma "farofa" e forre o fundo da frigideira com essa mistura. 


Disponha as maçãs circularmente sobre a "farofa".
Espalhe o suco de laranja sobre toda a torta. 
Polvilhe a canela.


Leve ao forno médio (180 graus) por 60-70 minutos, até que as maçãs estejam tenras. 


Sirva quente ou fria, pura, com calda a sua escolha, com sorvete, sorbet... Use a imaginação.


Abaixo, a tabela nutricional aproximada do pedaço:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover